Por Silas Daniel
De vez em quando alguns cristãos se deparam com antigos
questionamentos teológicos que os levam a debater-se interiormente. Alguns
dizem respeito ao livre-arbítrio, à Predestinação, à Eleição e à Expiação.
Portanto, vejamos uma exposição sintética sobre esses temas à luz das
Escrituras.
Em primeiro lugar, é importante dizer que, à luz da
Bíblia, o homem não regenerado é escravo do pecado e incapaz de servir a Deus
com suas próprias forças (Rm 3.10-12), mas, por ainda ter em si resquícios da
imagem de Deus, ele tem capacidade (livre-arbítrio) de, mesmo no estado caído,
corresponder com arrependimento e fé quando Deus o atrai a si. A iniciativa é
sempre de Deus, já que o homem, em seu estado caído, não pode e não quer tomar
a iniciativa. Ele precisa primeiro ser
convencido para depois ser convertido, e quem convence o homem é o Espírito
Santo (Jo 16.8-11). É Deus, portanto, quem desperta o interesse de salvação no
homem (Jo 6.44 e At 16.14). Tal desejo, porém, depois de despertado, pode ser
resistido (Hb 3.7-19; 10.23-29; 10.39 e 12.25; At 7.51 e 13.46; Mt 23.37; 2 Pd
2.1,2,20,21; 2 Cr 15.2; 1 Tm 4.1; 2 Tm 2.12 e Tg 4.8). Se o homem aceita a
oferta de Salvação, ele é salvo por Deus e o Espírito opera a regeneração.
Assim como a iniciativa para a salvação é sempre de Deus
(Ef 2.4-9), a regeneração é operada tão somente por Deus. Não é pelas próprias
forças do homem que ocorre a regeneração, mas pelo poder do Espírito (Tt
3.3-7). Ou seja, o livre-arbítrio é claro (Dt 30.19; Js 24.15; 1 Rs 18.21; Is
1.19,20; Sl 119.30; At 10.43; Jo 1.12 e 6.51), mas não é ele que salva o homem.
É Deus quem opera a Salvação no homem e o transformar pelo poder do Espírito
Santo quando ele aceita a Salvação. E mesmo no livre-arbítrio há a soberania
divina, pois foi Deus quem deu essa capacidade de escolher ao homem, capacidade
esta que é resquício da imagem divina nele. Deus, em sua soberania, criou
homens livres.
Em segundo lugar, à luz da Bíblia, a Eleição é
condicional. A Eleição divina não é escolha arbitrária de Deus, mas frut. De
sua presciência (Rm 8.29,30).
Deus quer que todos se salvem (At 10.34 e 17.30-31; 1 Tm
2.4; 2 Pd 3.9 e Rm 11.32), mas os eleitos de Deus são aqueles que o aceitam (Jo
7.37-38 e Ap 22.17), cuja decisão já era conhecida por Deus por ser Ele
onisciente e presciente, isto é, sabe de todas as coisas antes de todas as
coisas acontecerem.
A Bíblia sempre fala de predestinação à vida eterna em
Cristo. Efésios mostra isso. Aliás, os termos “em Cristo Jesus”, “no Senhor” e “Nele”
ocorrem 160 vezes nos escritos de Paulo, sendo que 36 vezes só em Efésios, onde
está o recorde. Ou seja, se queremos entender bem Efésios, devemos começar a
atentar para a palavra chave da epístola: “em Cristo”. Ora, mais de uma vez é
dito em Efésios 1 que a predestinação ocorre em Cristo. Ou seja, a predestinação
e a eleição não são para estar em Cristo.
Clarificando: para aqueles que estão em Cristo está
destinado desde a fundação do mundo a Salvação; a quem não estiver Nele, a
perdição. Enquanto você estiver Nele, seu destino é o Céu. Enquanto não estiver
Nele, o Inferno. O critério é estar Nele. Como afirma Paulo, Deus nos elegeu “para
que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele” (Ef 1.4), mas Cristo só vai “vos
apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade,
permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do
Evangelho” (Cl 1.22,23). Está claro: a eleição é condicional. E qual a
condição? Estar em Cristo: “... nos elegeu nele...” (Ef 1.4).
Finalmente, à luz da Bíblia, a Expiação de Cristo é
universal qualificada. Como assim?
Cristo morreu por todos (Jo 3.16; 6.51; 2 Co 5.14; Hb 2.9
e 1 Jo 2.2), mas sua obra salvífica só é elevada a efeito naqueles que se
arrependem e crêem (Mc 16.15,16 e Jo 1.12). Ela é suficiente mas só se torna
eficiente na vida daqueles que sinceramente se arrependem do seus pecados e
aceitam a Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor de suas vidas. A Expiação
de Cristo foi feita para toda humanidade, mas só os que a aceitam usufruem de
sua eficácia.
Conquanto existam passagens que afirmam que Cristo morreu
pelas ovelhas (Jo 10.11,15), pela Igreja (At 20.28 e Ef 5.25) ou por “muitos”
(Mc 10.45), o que sugeriria que a Expiação é Limitada, a Bíblia afirma
claramente em muitas outras passagens que a Expiação é universal em seu alcance
(Jo 1.29; Hb 2.9 e 1 Jo 4.14), o que deixa claro que as passagens que dão uma
idéia de ela ter sido limitada nada mais são do que referências à eficácia da
Expiação e não ao seu alcance. Quando a
Bíblia associa naturalmente e enfaticamente os que crêem em Cristo à obra
expiadora, está apenas frisando a eficácia da Expiação e não seu alcance (Jo
17.9;Gl 1.4; 3.13; 2 Tm 1.9; Tt 2.3 e 1 Pe 2.24).
Porém, ainda há quem argumente que se a Expiação é
universal, mas só crida e aceita por alguns e não por todos, isso significa que
ele teria sua eficácia comprometida. Claro que não! O fato de muitos usufruírem
dela já demonstra sua eficácia. Ela só não seria eficaz se ninguém se salvasse.
A salvação de todos não é a condição sine qua non para a eficácia da Expiação, mas o é, tão somente, a
consecução da Salvação. Se muitos são os salvos por essa Expiação, esta já é eficiente.
Não houve “desperdício” pelo fato de seu alcance ser universal, mas nem todos serem
salvos. Além disso, se crermos que a Expiação de Cristo é limitada, o que seria
um sacrifício que proporcionasse uma Expiação Ilimitada? Jesus sofreria um
pouco mais na cruz?
Outro fato: uma Expiação Limitada é uma contradição ao
ensino bíblico de que Deus não faz acepção de pessoas (Dt 10.17 e At 10.34).
Deus é soberano, mas isso não significa que Ele fará alguma coisa que
contradiga o seu caráter santo e amoroso. Lembremos ainda que uma hermenêutica prudente
interpreta uma passagem ou passagens observando o contexto geral sobre o
assunto na Bíblia. A Bíblia se explica por meio dele mesma. Portanto, se ela
afirma que Deus é santo, justo e amor, e não faz acepção de pessoas ; e que
Deus quer que todos se salvem e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm
2.3,4); e que a Expiação foi por “todos” (1 Tm 2.6 e Hb 2.9); logo, as
passagens em que há alusão a “muitos” devem ser interpretadas à luz dessas
outras. E quando o fazemos, percebemos que as passagens que aludem a “muitos”
não se referem ao alcance da Expiação, que é universal, mas à eficácia dela
para os “muitos” que a receberam por fé.
Além disso, como frisa o teólogo norte-americano Daniel
Pecota, não se pode simplesmente desconsiderar o significado óbvio de alguns
textos sem ir além da credibilidade exegética. Quando a Bíblia diz que: “Deus
amou o mundo” (Jo 3.16)ou que Cristo é “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado
do mundo” (Jo 1.29) ou que Ele é o “Salvador do mundo” (1 Jo 4.14), significa
isso mesmo. Em texto algum do Novo Testamento, “mundo” se refere à Igreja ou
aos eleitos. Escreve o apóstolo João, referindo-se a Cristo e à Expiação: “E
Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos pecados,
mas também pelos de todo o mundo” (1 Jo 2.2).
Silas Daniel é pastor,
jornalista, comentarista das revistas Adolescentes e Juvenis de Escola
Dominical da CPAD e autor do livro A Sedução das Novas Teologias (CPAD).
Jornal Mensageiro da Paz de Maio de 2008. Pág. 25.
Excelente esclarecimento. Que o Senhor abençoe grandemente a ti nobre Pr. Silas Daniel pela graça que lhe foi confiada! Um abraço servo de Deus. A paz do Senhor Jesus...
ResponderExcluirAmém irmão Wilson santos, Deus continue lhe abençoando.
ResponderExcluir"É Deus, portanto, quem desperta o interesse de salvação no homem (Jo 6.44 e At 16.14)."
ResponderExcluirEsse interesse é um interesse eficaz e nao algo que pode se frustrar ou ser resistido. dt 30.6 , ezequiel 36:25-27, hebreus 8:10-11 etc
Quando lemos atos 16.14 não vemos nada indicando que lidia poderia resistir a Deus, mas mostra que ela certamente creu porque Deus abriu o coração, e o versiculo nao diz que Deus abriu o coração de todas as pessoas que ouviam a paulo mas só de lidia.
Em joao 6:44 mostra que as pessoas são descrentes porque o homem depravado nao é capaz de querer ir a Deus a nao ser que o Pai o leve e joao 6:65 afirma claramente que os descrentes nao creem porque não querem em sua depravação e a causa soberana foi que o Pai nao tinha levado essas pessoas a Cristo; Deus Pai nao deu a eles a fé, nao produziu a eles o interesse de realmente crer no messias.
" E mesmo no livre-arbítrio há a soberania divina, pois foi Deus quem deu essa capacidade de escolher ao homem, capacidade esta que é resquício da imagem divina nele. Deus, em sua soberania, criou homens livres."
Os reformadores e a propria confissão westminster afirmam que há duas definições de livre arbitrio. O homem natural tem livre arbitrio para tomar decisões naturais no seu dia a dia e essa afirmação pode ser usada no contexto natural apenas, mas em relação ao "sobrenatural" da fé salvadora, o homem nao tem livre arbitrio; ele é morto, escravo do pecado, sudo, cego, incapaz de compreender as coisas de Deus, ele odeia e é inimigo de Deus, ele ama fazer a vontade do diabo o seu pai, ama viver no pecado, desdenha dos mandamentos de Deus e é escravo algemado de satanas. Então sempre que Deus mandar o homem depravado escolher, o homem livremente lhe agradará escolher fazer a vontade do diabo e rejeitar a Deus ( joao 8:42-44; 3:19-20, cl 1:21, rm 8:27, ef 2:1-3 e etc)
Continuação :
Excluir"Deus nos elegeu “para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele” (Ef 1.4), mas Cristo só vai “vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do Evangelho” (Cl 1.22,23). Está claro: a eleição é condicional. E qual a condição? Estar em Cristo: “... nos elegeu nele...” (Ef 1.4)"
Esta ensinando o correto que é a necessidade da perseverança, porem ele esta ensinando da perspectiva errada.
Voce não pode esquecer de todas as promessas de segurança que Deus da ao crente da segurança eterna de sua salvação. joao 10:27-28, .2 Samuel 7:14,15 , hebreus 12:5-11
Farei com eles uma aliança permanente: JAMAIS deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que JAMAIS se desviem de mim.
Jeremias 32:40
Paulo disse a igreja carnal em corintios que embora fossem meninos incostantes ele tinha a confiança de que Deus fará com que os corintios sejam irrepreensiveis no dia de nosso Senhor e permaneçam até o fim. É Deus quem mantém seu povo até o fim
Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é Deus
1 Coríntios 1:8,9
Efesios 1 fala que o Pai nos elegeu, nos redimiu e nos colocou o seu Espirito e o seu Espirito é a garantia de nossa salvação eterna, em romanos 8 mostra que todos os filhos de Deus são guiados pelo o Espirito, ou seja todos os crentes , todos os eleitos viverão em santidade e serão irrepreensiveis e não se perderão.
em colossenses 1:23 esse "Se permanecerdes firmes" não é condicional e sim evidencial. O que paulo esta ensinando é que voce só pode ter certeza de sua salvação, de que voce foi reconciliado com Deus e tem paz com Deus ( cl 1:22 ) se voce ver fruto em sua vida evidenciando que a graça atua em voce ( cl 1:23 ). Esse "se permanecerdes" é a evidencia de sua salvação e não a raiz de sua salvação. Voce nao é salvo por perseverar fazendo boas obras e nem mantido na salvação por fazer boas obras, mas a perseverança é a evidencia da graça de Deus atuando em voce 1 corintios 15:10 ela é evidencia de sua salvação, de que voce é uma nova criatura e liberto do poder do pecado e do maligno. Deus te liberta e te transforma primeiro e depois disso é que voce praticara as boas obras que Ele ja antes preordenou efesios 2:10 e dara fruto com perseverança como evidencia de sua salvação e nao como a raiz dela lucas 8:15
Esse Se é evidencial e nao condicional como se voce pudesse perder a salvação porque te faltou perseverar em obras. Jeremias 32:40 garante que nenhum filho de Deus se desvia e joao 10:27-28 garante que Deus protege todos nós.
A salvação é por graça do começo ao fim , por meio da fé do começo ao fim e a graça é transformadora, ela é poderosa e faz do homem nova criatura que pratica obras dignas de nova criatura e ela é uma graça perdoadora, Deus diz que jamais lembrará de seus pecados pois Ele perdou-o todos e isso inclui os pecados futuros dos filhos dEle e Ele intercede por nós assim como intercedeu por pedro
Continuação :
Excluir"mas fruto De sua presciência (Rm 8.29,30).
Deus quer que todos se salvem (At 10.34 e 17.30-31; 1 Tm 2.4; 2 Pd 3.9 e Rm 11.32), mas os eleitos de Deus são aqueles que o aceitam (Jo 7.37-38 e Ap 22.17), cuja decisão já era conhecida por Deus por ser Ele onisciente e presciente, isto é, sabe de todas as coisas antes de todas as coisas acontecerem."
Deus não pode prever algo que nunca ira acontecer. Presciencia na fé do depravado? Deus nao tem presciencia de que aqueles a quem ele ocultou o evangelho e viveram a vida toda acharam a cruz loucura e escandalo poderiam crer. Deus nao tem presciencia de aqueles a quem Ele endureceu poderiam crer, Deus nao tem presciencia em coisas impossiveis. Só quem Deus da a fé salvadora ira crer , então Deus só pode prever quem ira crer porque Ele amou essa pessoa e destinou a essa pessoa a crer.
Mas pre-conhecimento é algo muito maior, muito mais maravilhoso do que meramente onisciencia, mas é conhecer de antemão e conhecer na biblia implica relacionamento intimo de amor. Nós fomos eleitos por causa desse conhecimento prévio de Deus, significa que antes que Deus nos criasse, Deus ja nos amava e por seu proposito para a sua gloria Ele nos escolheu para a salvação em Cristo
Romanos 8:29-30 fala que aqueles a quem Deus conheceu. O texto nao diz aqueles a quem Deus conheceu a fé, aqueles a quem Deus conheceu seus atos, mas esta falando que Deus conheceu a propria pessoa, da mesma forma que diz que o Pai conhecia a Cristo antes da fundação do mundo e da mesma forma de amor intimo que adão conheceu a eva. Isso lembra muito quando Deus disse a jeremias "antes do ventre te conheci" Isso é sinonimo de relacionamento amoroso, de proposito de salvação e eleição
A palavra grega escolher indica que Deus tinha varias pessoas que poderia escolher mas Ele selecionou a quem Ele escolheria para Ele mesmo. Mas se escolha fosse por previsão nao seria escolha e sim constatação, pois quem faria a escolha seria a criatura e Deus apenas constataria o que a criatura escolheu.
Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi
João 15:16
rm 11:32 Tem misericordia para com todos a quem Ele escolheu ter misericordia ( rm 9 ) é misericordia para com gentios e judeus. Muitos Deus nao enviou o evangelho ( salmos 147:19-20) nao deu o conhecimento do evangelho mas deixou eles em seus intelectos depravados mesmo ouvindo o evangelho ( 1 co 1:18-23 , 2:14 ) foram endurecidos, ocultados etc mateus 11:25-27, marcos 4:11-12 etc
Atos 10:34 ensina que Deus quer que pessoas de todas as nações se salvem e nao todos sem exceção.
atos 17:30-31 mostra que todos sao chamados e poucos escolhidos. Todos sao ordenados a obediencia a Deus mas só os escolhidos recebem a capacidade.
o todos de 1 timoteo 2.4 nao pode ser interpretado isoladamente fora do contexto do todos de 1 tim 2:1-2, todos significa pessoas de todas as classes e não todos sem exceção. Deus deseja salvar pessoas de todas as classes, alguns ricos, alguns pobres, alguns inteligentes, alguns despreziveis etc, todos as classes e nao todas as pessoas sem exceção
2 pedro 3:9 nao pode ser interpretado sem o versiculo 8 onde pedro fala dos amados que pertencem ao povo de Deus e essa paciencia de Deus é destinada a esses amados e ela produz salvação 2 pedro 3:15
"A Bíblia sempre fala de predestinação à vida eterna em Cristo. Efésios mostra isso. Aliás, os termos “em Cristo Jesus”, “no Senhor” e “Nele”"
Quem nos une a Cristo pela fé é Deus, enquanto eramos incapazes de crer nele, viviamos satisfazendo a vontade da carne e do diabo, foi Ele quem nos levou e nos une a Cristo e nos mantem em Cristo e nos guarda em Cristo.
Efésios ainda da a segurança eterna para todos os cristãos genuinos em ef 1:14
Continuaçao : "Tal desejo, porém, depois de despertado, pode ser resistido (Hb 3.7-19; 10.23-29; 10.39 e 12.25; At 7.51 e 13.46; Mt 23.37; 2 Pd 2.1,2,20,21; 2 Cr 15.2; 1 Tm 4.1; 2 Tm 2.12 e Tg 4.8)"
Excluirnunca negamos que o homem nao pode resistir o Espirito de Deus, mas pelo contrario, afirmamos que o homem enquanto tem o coração de pedra todo o dia é rebelde ao Espirito de Deus, enquanto o homem tem o coração incircunciso at 7:51 ele sempre sera rebelde, mas quando Deus da um novo coração inevitavelmente o homem é levado a amar amar, crer e obedecer dt 30.6
citou atos 13:46 mas esqueceu de mostrar a continuação em atos 13:48 onde mostra que todos a quem Deus escolheu creem porque pertencem ao grupo designado à vida eterna.
Mt 23.37 tem que ser interpretado juntamente com lucas 19:42, lucas mostra que a soberania de Deus ocultou a revelação de Cristo a eles. E tambem afirmamos que os nao-eleitos são chamados com um chamado sincero e desejoso a salvação Ezequiel 18 e 33 Deus tem prazer que o impio se arrependa. Jesus ensinou que muitos sao chamados e poucos escolhidos, porque nao é a todos dado a capacidade para crer, embora Deus os chame sinceramente para que venham, eles nao querem ir.
Pra eu comentar 1 tim 4:1 eu levaria muitas linhas comentando, mas só pra resumir, 1 joao ensina que os verdadeiros crentes nao sao enganados por falsos mestres e doutrinas , entao em 1 timoteo 4:1 a fé que eles abandonaram se refere a profissão de fé no evangelho que eles fizeram e nao que um crente genuino apostatou de cristo, tanto é que paulo fala que eles abandonaram a fé e nao a cristo.
2 tim 2:12 Se alguem nega a Cristo apenas demonstra que nunca foi das ovelhas de Cristo 1 joao 2:19, que nunca pagou o preço de negar a si mesmo e carregar a cruz 10:38, nao é guardado por Cristo assim como judas nao era joao 17:12, mas seu coração era como da parabola do semeador em pedregais e espinho mas nunca havia recebido um novo coração bom que persevera e da fruto lucas 8:15
2 pedro 2:21-22 mostra que eles nunca foram salvos, mas tinham um conhecimento intelectual de Cristo, da mesma forma que os fariseus tinham mas nao se comprometiam com o Messias joao 12:42, joao 2:23-24, joao 8:31
Eu não irei comentar com respeito a expiação agora pois iria deixar o comentario muito extenso