domingo, 19 de novembro de 2017

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA E SEUS BENEFÍCIOS


Por Valdemir Pires Moreira

INTRODUÇÃO
Sendo a Escola Bíblica a agência de ensino da igreja, ao mesmo tempo que ensina, ela cumpre os dois lados da Grande Comissão conforme Mateus 28.19-20. Isso é, trata-se de proclamar o Evangelho e ensinar o Evangelho.
O propósito da Grande Comissão é fazer discípulos que observarão os mandamentos de Cristo. Este é o único imperativo direto no texto original deste versículo. A intenção de Cristo não é que o evangelismo e o testemunho missionário resultem apenas em decisões de conversão. As energias espirituais não devem ser concentradas meramente em aumentar o número de membros da igreja, mas, sim, em fazer discípulos que se separam do mundo, que observam os mandamentos de Cristo e que o seguem de todo o coração, mente e vontade (cf. Jo 8.31). (STAMPS, 1995, p. 1452).
Fazendo uma comparação entre a ação da escola pública e a Escola Bíblica, o pastor Antonio Gilberto observa que enquanto a escola pública tem como prioridade o intelecto do educando, a Escola Bíblica tem por prioridade o coração. Cumprindo assim o que está declarado na Carta aos Hebreus 10.16, a ordem é coração e mente, e não ao contrário. (GILBERTO, 2001, p.9).
A educação cristã é fundamental para o crescimento e amadurecimento espiritual de toda a igreja, e a Escola Bíblica é a responsável em educar a todos aqueles que vêm a Cristo. Apesar de o culto de doutrina (ou de ensino) ter sua contribuição na área da Educação Cristã, é na Escola Bíblica que nos é permitido o ensino por meio do diálogo. Vejamos, no entanto, o que é Educação Cristã?

I. O QUE É EDUCAÇÃO CRISTÃ
 Segundo o pastor Claudionor de Andrade, Educação Cristã é um:
"Programa pedagógico que, tendo por base a Bíblia Sagrada, visa ao aperfeiçoamento espiritual e moral dos que se declaram cristãos e daqueles que venham a atender o chamado do evangelho de Cristo." (ANDRADE, 1998, p.?).
A pedagogia divina segue a um processo contínuo que envolve o ser humano por completo (espírito, alma e corpo), conduzindo-o a desenvolver a mente (Rm 12.1), seu aspecto emocional para que entenda a si mesmo e recupere sua auto-imagem (1 Tm 4.16) dentro do contexto em que estamos inseridos. Ela ainda contempla o nosso homem interior, nosso lado espiritual que é o mais beneficiado com esse processo (CARVALHO, 2007, p.76).
Segundo a professora Tema Bueno, como educadores cristãos, temos um alvo:
Que os nossos alunos aprendam a Palavra de Deus. A aprendizagem é um processo, cujo objetivo é a mudança de comportamento. (ver: Dt 6-7; Pv 9.9; Is 48.17; 1Co 14.20). (BUENO, 2012, p.22).

I. A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA
A importância da Escola Bíblica é vista em quatro etapas, são elas:
1. Alcançar.
Alcançar todas as faixas etárias desde o berçário até aos adultos. A Escola Bíblica tem por finalidade alcançar o maior número possível de pessoas com o estudo apropriado para cada faixa etária com estudos metódicos e sistemático da Palavra de Deus.
2. Conquistar.
Muitos são alcançados pelo evangelho de Cristo, mas não permanecem em razão de não serem conquistados. A Escola Bíblica proporciona esse ambiente para se efetivar essa conquista. Lembremo-nos que a conversão se realiza através do ensino (Jo 6.45).
3. Ensinar.
Estamos ensinando aqueles que temos conquistados? Segundo o pastor Antonio Gilberto: “o ensino, deve ser pedagógico e metódico como numa escola, sem contudo, deixar de ser espiritual”. Em outras palavras o ensino dever ser exercido levando em consideração a fé e a razão, a graça e o conhecimento. Devemos ensinar a Palavra de Deus com seriedade e esmero, apropriando-nos dos mais eficazes recursos educacionais que estejam à nossa disposição: “...se é ensinar, haja dedicação no ensino” (Rm 12.7b).
4. Treinar.
Por falta de seminários teológicos em muitas igrejas. A Escola Bíblica vem representando para os aspirantes ao ministério e obreiros, um seminário teológico de currículo variado, flexível e permanente. Dwight L. Moody, o maior evangelista de todos os tempos, converteu-se e iniciou sua formação bíblica e teológica na Escola Dominical.

II. BENEFÍCIOS DA ESCOLA BÍBLICA       
Aqueles que são alunos assíduos da Escola Bíblica e praticantes do que se aprende são beneficiados de várias, dentre elas destacamos:  
1. Crescimento espiritual (2 Pe 3.18).
A carta de Pedro termina com uma nota de exortação e louvor. À medida que as pessoas crescem “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”, sua vida e adoração serão louvores a Ele. (STRONSTAD, 2006, p.1748).
2. A comunhão com os irmãos (At 2. 42).
Os crentes se dedicam à “comunhão”. A palavra “comunhão” (koinonia) expressa a unidade da igreja primitiva. Nenhuma palavra em nosso idioma traduz seu significado completamente. Comunhão envolve mais que um espírito comunal que os crentes compartilham uns com os outros. É uma participação comum em nível mais profundo na comunhão espiritual que está “em Cristo”. No lado humano, os crentes partilham uns com os outros, mas a qualidade da comunhão é determinada pela união com Cristo. Eles foram chamados à comunhão (ARRINGTON,2006, pp.639-640)
3. Uma vida bem-sucedida (Sl 1.1-6).
O resultado, para os que fielmente buscam a Deus e à sua Palavra, é ter vida no Espírito. Uma vez que a água comumente representa o Espírito de Deus (e.g., Jo 7.38,39), os que são instruídos por Deus e guardam a sua Palavra terão em si uma fonte de vida inesgotável da parte do Espírito. A expressão tudo quanto fizer prosperará não significa que o crente nunca terá problemas nem reveses, mas, sim, que o justo conhecerá a vontade de Deus e a sua bênção (v.3). (BÍBLIA, 1995, p.817).
  
CONCLUSÃO
Concluiremos esses pensamentos pedindo a Deus sua benção e seu poder sobre a vida de todos que fazem parte do corpo docente e docente, professores e alunos, que possamos nos dedicar ao máximo na proclamação e ensino da Palavra de Deus cumprindo assim, a Grande Comissão, ordenada por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

REFERÊNCIAS
ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
ARRINGTON, French L & STRONSTAD, Roger. Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
BÍBLIA, Bíblia de Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. Trad. João Ferreira de Almeida. São Paulo: Casa Publicadora da Assembleia de Deus, 1995.
BUENO, Telma. Educação Cristã: reflexões e práticas. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
CARVALHO, César Moisés. Marketing para a Escola Dominical: como atrair, conquistar e manter alunos na escola dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
SILVA, Antonio Gilberto da. A Escola Dominical: a história da mais importante
instituição de ensino bíblico e a sua importância para o povo de Deus. Rio de Janeiro: CPAD 2001.
TULER, Marcos. Manual do Professor de Escola Dominical: didática aplicada à realidade do ensino cristão. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.

Valdemir Pires Moreira é diácono, casado com Elizangela Pires, bacharelando em teologia, professor da Escola Bíblica Dominical, e secretário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caucaia (CE).

Contato: (85) 986471997

Facebook: Vademir Pires Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário