Por Valdemir Pires Moreira
INTRODUÇÃO
Sendo
a Escola Bíblica a agência de ensino da igreja, ao mesmo tempo que ensina, ela
cumpre os dois lados da Grande Comissão conforme Mateus 28.19-20. Isso é,
trata-se de proclamar o Evangelho e ensinar o Evangelho.
O propósito da Grande
Comissão é fazer discípulos que observarão os mandamentos de Cristo. Este é o
único imperativo direto no texto original deste versículo. A intenção de Cristo
não é que o evangelismo e o testemunho missionário resultem apenas em decisões
de conversão. As energias espirituais não devem ser concentradas meramente em
aumentar o número de membros da igreja, mas, sim, em fazer discípulos que se
separam do mundo, que observam os mandamentos de Cristo e que o seguem de todo
o coração, mente e vontade (cf. Jo 8.31). (STAMPS, 1995, p. 1452).
Fazendo
uma comparação entre a ação da escola pública e a Escola Bíblica, o pastor
Antonio Gilberto observa que enquanto a escola pública tem como prioridade o
intelecto do educando, a Escola Bíblica tem por prioridade o coração. Cumprindo
assim o que está declarado na Carta aos Hebreus 10.16, a ordem é coração e
mente, e não ao contrário. (GILBERTO, 2001, p.9).
A
educação cristã é fundamental para o crescimento e amadurecimento espiritual de
toda a igreja, e a Escola Bíblica é a responsável em educar a todos aqueles que
vêm a Cristo. Apesar de o culto de doutrina (ou de ensino) ter sua contribuição
na área da Educação Cristã, é na Escola Bíblica que nos é permitido o ensino
por meio do diálogo. Vejamos, no entanto, o que é Educação Cristã?
I.
O QUE É EDUCAÇÃO CRISTÃ
Segundo o pastor Claudionor de Andrade,
Educação Cristã é um:
"Programa
pedagógico que, tendo por base a Bíblia Sagrada, visa ao aperfeiçoamento
espiritual e moral dos que se declaram cristãos e daqueles que venham a atender
o chamado do evangelho de Cristo." (ANDRADE, 1998, p.?).
A
pedagogia divina segue a um processo contínuo que envolve o ser humano por
completo (espírito, alma e corpo), conduzindo-o a desenvolver a mente (Rm 12.1),
seu aspecto emocional para que entenda a si mesmo e recupere sua auto-imagem (1
Tm 4.16) dentro do contexto em que estamos inseridos. Ela ainda contempla o
nosso homem interior, nosso lado espiritual que é o mais beneficiado com esse
processo (CARVALHO, 2007, p.76).
Segundo
a professora Tema Bueno, como educadores cristãos, temos um alvo:
Que os nossos alunos
aprendam a Palavra de Deus. A aprendizagem é um processo, cujo objetivo é a mudança de comportamento. (ver: Dt 6-7;
Pv 9.9; Is 48.17; 1Co 14.20). (BUENO, 2012, p.22).
I.
A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA
A
importância da Escola Bíblica é vista em quatro etapas, são elas:
1.
Alcançar.
Alcançar
todas as faixas etárias desde o berçário até aos adultos. A Escola Bíblica tem
por finalidade alcançar o maior número possível de pessoas com o estudo
apropriado para cada faixa etária com estudos metódicos e sistemático da
Palavra de Deus.
2.
Conquistar.
Muitos
são alcançados pelo evangelho de Cristo, mas não permanecem em razão de não
serem conquistados. A Escola Bíblica proporciona esse ambiente para se efetivar
essa conquista. Lembremo-nos que a conversão se realiza através do ensino (Jo
6.45).
3.
Ensinar.
Estamos
ensinando aqueles que temos conquistados? Segundo o pastor Antonio Gilberto: “o
ensino, deve ser pedagógico e metódico como numa escola, sem contudo, deixar de
ser espiritual”. Em outras palavras o ensino dever ser exercido levando em
consideração a fé e a razão, a graça e o conhecimento. Devemos ensinar a
Palavra de Deus com seriedade e esmero, apropriando-nos dos mais eficazes
recursos educacionais que estejam à nossa disposição: “...se é ensinar, haja
dedicação no ensino” (Rm 12.7b).
4.
Treinar.
Por
falta de seminários teológicos em muitas igrejas. A Escola Bíblica vem
representando para os aspirantes ao ministério e obreiros, um seminário
teológico de currículo variado, flexível e permanente. Dwight L. Moody, o maior
evangelista de todos os tempos, converteu-se e iniciou sua formação bíblica e
teológica na Escola Dominical.
II. BENEFÍCIOS DA ESCOLA BÍBLICA
Aqueles
que são alunos assíduos da Escola Bíblica e praticantes do que se aprende são
beneficiados de várias, dentre elas destacamos:
1.
Crescimento espiritual (2 Pe 3.18).
A
carta de Pedro termina com uma nota de exortação e louvor. À medida que as pessoas
crescem “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”,
sua vida e adoração serão louvores a Ele. (STRONSTAD, 2006, p.1748).
2.
A comunhão com os irmãos (At 2. 42).
Os
crentes se dedicam à “comunhão”. A palavra “comunhão” (koinonia) expressa a
unidade da igreja primitiva. Nenhuma palavra em nosso idioma traduz seu
significado completamente. Comunhão envolve mais que um espírito comunal que os
crentes compartilham uns com os outros. É uma participação comum em nível mais
profundo na comunhão espiritual que está “em Cristo”. No lado humano, os
crentes partilham uns com os outros, mas a qualidade da comunhão é determinada
pela união com Cristo. Eles foram chamados à comunhão (ARRINGTON,2006,
pp.639-640)
3.
Uma vida bem-sucedida (Sl 1.1-6).
O
resultado, para os que fielmente buscam a Deus e à sua Palavra, é ter vida no
Espírito. Uma vez que a água comumente representa o Espírito de Deus (e.g., Jo
7.38,39), os que são instruídos por Deus e guardam a sua Palavra terão em si
uma fonte de vida inesgotável da parte do Espírito. A expressão tudo quanto
fizer prosperará não significa que o crente nunca terá problemas nem reveses,
mas, sim, que o justo conhecerá a vontade de Deus e a sua bênção (v.3).
(BÍBLIA, 1995, p.817).
CONCLUSÃO
Concluiremos
esses pensamentos pedindo a Deus sua benção e seu poder sobre a vida de todos
que fazem parte do corpo docente e docente, professores e alunos, que possamos
nos dedicar ao máximo na proclamação e ensino da Palavra de Deus cumprindo
assim, a Grande Comissão, ordenada por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
REFERÊNCIAS
ANDRADE, Claudionor
Corrêa de. Dicionário Teológico. Rio
de Janeiro: CPAD, 1998.
ARRINGTON, French L & STRONSTAD, Roger. Comentário
Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
BÍBLIA, Bíblia de
Estudo Pentecostal: Antigo e Novo Testamento. Trad. João Ferreira de Almeida.
São Paulo: Casa Publicadora da Assembleia de Deus, 1995.
BUENO, Telma. Educação Cristã: reflexões e práticas. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
CARVALHO, César Moisés.
Marketing para a Escola Dominical: como
atrair, conquistar e manter alunos na escola dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
SILVA, Antonio Gilberto
da. A Escola Dominical: a história da mais importante
instituição de ensino bíblico e a sua importância para o povo de Deus. Rio de Janeiro: CPAD 2001.
instituição de ensino bíblico e a sua importância para o povo de Deus. Rio de Janeiro: CPAD 2001.
TULER, Marcos. Manual do Professor de Escola Dominical: didática
aplicada à realidade do ensino cristão. Rio
de Janeiro: CPAD, 1998.
Valdemir
Pires Moreira é diácono, casado com Elizangela Pires, bacharelando em teologia, professor da
Escola Bíblica Dominical, e secretário da
Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caucaia (CE).
Contato:
(85) 986471997
Facebook:
Vademir Pires Moreira
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